24 de março de 2019

Informação ou deformação?

A propósito dos 100 anos da criação do movimento fascista em Itália, o JN resolveu encomendar a um dos seu tarefeiros uma peça de manipulação e deformação. Alfredo Maia, provavelmente um produto desses antros mal frequentados que passam por escolas de comunicação social, escrevinha alguns factos históricos previsivelmente adjectivados e depois passa a bola ao “historiador” Manuel Loff, que vai explicar aos leitores do JN o que foi o fascismo.
E assim, sem nunca terem lido uma linha escrita por Mussolini, tendo por base o que aprenderam na cartilha do “Avante”, fabricam uma imagem truncada e a preto-e-branco do fascismo, com a única preocupação de transmitir uma ideia falsa: “fascismo=direita aliada do capitalismo=opressores do povo”. Há 20 anos, o incauto leitor do JN comia e calava; hoje, é possível conhecer o contraditório.
  • Sobre a realização de grandes obras públicas, criação de novas indústrias, construção de auto-estradas, modernização ferroviária e drenagem de pântanos, que mudaram a face de Itália, nem uma palavra.
  • Sobre o facto de em Itália se ter criado pela primeira vez um sistema de segurança social -- um sistema de ajuda em caso de acidentes no trabalho e prevenção de risco laboral; uma caixa nacional de previdência para atribuir pensões de invalidez, de maternidade e de doença; um sistema dedicado à assistência na doença dos funcionários públicos -- nem uma palavra.
  • Das reformas empreendidas no campo financeiro, industrial e social, e a OIT (Organização Internacional do Trabalho) reconhecer em Itália o melhor sistema social do mundo, nessa época, nem uma palavra.
  • Sobre a extinção da máfia siciliana (que recuperaria depois da guerra com a ajuda dos norte-americanos), nem uma palavra.
Apenas e sempre o espantalho fascista, desaparecido há 80 anos nas cinzas de uma guerra que os mentores destes dois escribas desejaram, prepararam e concretizaram. Pois eu digo-lhes o que foi o fascismo: Um movimento político revolucionário que se propôs à superação do Estado liberal-democrático e do Estado comunista com uma terceira-via, indicando nesta a construção de um Estado ético-hierárquico fundado na alternativa corporativa que, eliminando a exploração capitalista e a luta de classes, criaria uma Nação e, desse modo, um Povo consciente da sua própria missão.

Os nossos programas são definitivamente iguais às nossas ideias revolucionárias e elas pertencem ao que, no regime democrático, se chama “esquerda”; as nossas instituições são um resultado directo dos nossos programas e o nosso ideal é o Estado do Trabalho. Neste caso não pode haver dúvida: nós somos a classe trabalhadora numa luta de vida ou morte, contra o capitalismo. Somos os revolucionários em busca de de uma nova ordem.
Se isto é assim, invocar a ajuda da burguesia agitando o perigo vermelho é um absurdo. O autêntico espantalho, o verdadeiro perigo, a ameaça contra a qual se luta sem parar, vem da direita. Não nos interessa nada ter a burguesia capitalista como aliada contra a ameaça do perigo vermelho, porque no melhor dos casos esta seria uma aliada infiel, tratando de fazer com que nós sirvamos os seus fins, como já o fez mais de uma vez com certo êxito. Pouparei palavras porque é totalmente desnecessário. De facto, é prejudicial, porque nos faz confundir os autênticos revolucionários, de qualquer tonalidade, com o homem da reacção, que utiliza às vezes a mesma linguagem
.
- Benito Mussolini, Milão, 22 de Abril de 1945

O fascismo não é uma táctica, a violência. É uma ideia, a unidade. Frente ao marxismo, que afirma como dogma a luta de classes, e frente ao liberalismo, que exige como mecânica a luta de partidos, o fascismo sustém que existe algo acima dos partidos e das classes, algo de natureza permanente, transcendente, suprema: a unidade histórica chamada Pátria.
- José Antonio Primo de Rivera

E sim, Antonio Gramsci foi executado. Ele e outros 25 condenados à morte durante a vigência do fascismo italiano; mas, por essa altura, os bolchevistas soviéticos contavam já com 13 milhões de mortos e não iam parar por aí.

Sem comentários:

Enviar um comentário